Imagem capa - Conversa com Embaixador da Nikon por Rafael Steffen
Fotografia

Conversa com Embaixador da Nikon




Nesta semana, tive o prazer de conversar com o Embaixador da NIKON Marko Marinkovic da Croácia sobre o lançamento da lente Nikon 28mm F1.4. Para quem não conhece, os embaixadores da Nikon são alguns dos artistas visuais mais talentosos e influentes que atuam no mercado. Esses talentosos fotógrafos vão além da maioria e são admirados por sua paixão, energia e compromisso. 

Em julho deste ano, a empresa Japonesa Nikon completa 100 anos. Como membro do time de Embaixadores da Nikon, Marko compartilhou comigo as primeiras imagens e impressões da nova lente 28mm F1.4. 

Quando se trata de escolha de Lentes para fotografar casamentos, Marko prefere utilizar lentes fixas como a 24mm e 35mm pelo seu estilo fotojornalístico. Entretanto, a nova lente de 28mm tornou-se sua principal escolha pela sua versatilidade e qualidade ótica superior. 


Marko escolheu a cidade de Marraquexe no Marrocos para realizar os testes da nova lente. As fotos no quadro abaixo foram tiradas com a abertura máxima de 1.4  para testar a qualidade ótica da nova lente. 




A versatilidade da nova lente é incrível por permitir fotografar diversos gêneros da fotografia como fotojornalismo, paisagens e até retratos sem a necessidade de trocar lente. Algumas das fotos que o Marko registrou em Marrakech me fez lembrar do retratos épicos do renomado fotógrafo Steve McCurry. 




Na visão de Marko, na maioria dos casos, as imagens são inúteis sem um contexto. É fantástico como a distância focal de 28mm permite adicionar um contexto maior em cada foto. Sempre há a opção de se aproximar e reduzir a profundidade de campo com um lindo desfoque. 



Marko também destacou que notou uma melhoria significativa no desempenho do mecanismo de autofoco da lente em comparação a versão anterior 28mm F1.8 e a 35mm F1.4. 



Nikon D5; AF-S Nikkor 28mm f/1.4E ED; ISO 100; f/1.4; 1/1250


Nikon D5; AF-S Nikkor 28mm f/1.4E ED; ISO 400; f/1.4; 1/200


Na fotografia é comum saber que a distância focal de 50mm é conhecida como visão "normal", que corresponde ao que nossos olhos vêem quando se olha para frente. Mas quando se leva em conta a visão periférica, a distância focal de 28 milímetros se encaixa bem melhor no campo da visão humana. 





Nikon D5; AF-S Nikkor 28mm f/1.4E ED; ISO 100; f/1.4; 1/400


A nova lente Nikkor AF-S 28mm f-1.4E ED estará disponível nas lojas de fotografia dos Estados Unidos da América a partir do dia 29 de junho de 2017 por um preço sugerido de dois mil dólares sem impostos. 


Sobre o Fotógrafo: Marko Marinkovic é Embaixador da Nikon e fotógrafo de casamento reside em Dubrovnik na Croácia. Ele fotografa casamentos pelo mundo afora e registra as emoções das cerimônias no estilo fotojornalismo. Você pode encontrar mais informações do seu trabalho no site de Marko.